quinta-feira, 18 de novembro de 2010



HOMOFOBIA segundo o Houaiss: [substantivo feminino] rejeição ou aversão a homossexual e a homossexualidade

Etimologia
hom(o)- + -fobia

"A homofobia define o ódio, o preconceito, a repugnância que algumas pessoas nutrem contra os homossexuais. Aqueles que abrigam em sua mente esta fobia ainda não definiram completamente sua identidade sexual, o que gera dúvidas, angústias e uma certa revolta, que são transferidas para os que professam essa preferência sexual. Muitas vezes isso ocorre no inconsciente destes indivíduos".

Estudo comprova: homofóbicos podem ser gays enrustidos


> Mais sobre o conceito de homofobia [clique aqui]

6 comentários:

  1. a homofobia, assim como toda fobia que se desenvolve em relação a um gênero, a uma orientação, além da doença propriamente dita, traz embutida uma grande infelicidade ante as escolhas pessoais.

    anos atrás assisti a um filme muito bonito que trata disso com muita delicadeza e sensibilidade, quando puderem assistam, caso ainda não o tenham feito, o filme se chama Filadélfia.

    parabéns pelo blog! está muito bonito e recheado de informações valiosas.

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo as alunas pela rica pesquisa e a quem coube a iniciativa, pois a falta de conhecimento é um dos fatores que leva uma pessoa a repudiar as diferenças.
    Creio que o valor a ser mais considerado nessa questão é o respeito, além da consciência de que ninguém é melhor ou pior em virtude da cor, raça, religião, sexualidade, poder aquisitivo...
    Esta semana mesmo foram noticiados alguns casos extremos de reações homofóbicas e o que se espera é que exemplos como esses - entre outros - não se tornem rotineiros. Tomara, né? Vocês são parte desse processo em prol do amor e da paz.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Mariza e a Valéria: o Blog tem informações valiosas para a gente dar um basta nas discriminações, sejam elas relativas à sexualidade, gênero, religiosidade, raça, social, por idade ou nacionalidade. Basta de preconceito! Queremos uma sociedade na qual todos possam ter os mesmos direitos, igualdades, deveres e oportunidades.

    Novamente, parabéns para todas do Blog, professores e colegas de sala de aula.

    Um abração do José Aloise Bahia, BH, MG...

    ResponderExcluir
  4. A conscientização começa desde cedo. São iniciativas como esse blog que ajudam a fazer com que determinados tipos de intolerância não sejam mais tolerados. Parabéns a todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom ver a “esperança” produzir um blog coberto de informações e acima de tudo com o grito de alerta: Não a violação dos direitos humanos. Sim a igualdade!
    Parabéns e fico bem mais tranqüila. Tenho um neto a caminho. Desejo, ah! Como desejo um saneamento das índoles perversas. Prossigam na luta! O bem agradece. Um beijo Rosa Pena.

    ResponderExcluir
  6. Vejam o caso que acabou de acontecer no Rio de Janeiro, onde um ser humano foi covardemente assassinado por ser homossexual. Temos que lutar contra a homofobia e exigir justiça para todos os casos de agressão. Cada crime contra homossexuais que fica impune fere a cidadania de todos nós, brasileiros.
    Parabéns pelo blog de vocês. Divulguem, divulguem bastante.

    Abraços

    Cesar Cardoso

    ResponderExcluir