quinta-feira, 18 de novembro de 2010



CONTRA O PRECONCEITO E A FAVOR DA DIVERSIDADE

"Diversidade" não significa "desigualdade". Somos todos diferentes — na cor, no sexo, na religião, na raça, no gênero, na forma, no conteúdo — e isso não quer dizer que nenhum de nós é superior ou inferior ao outro. Somos todos iguais. Por mais contraditório que isso possa parecer. Diferentes por fora, iguais por dentro. Os sentimentos nos igualam. Todos sentimos alegria, tristeza, felicidade, infelicidade, compartilhamos afetos, fazemos planos, sonhamos.

São as nossas diferenças — de toda ordem — que nos fazem mais interessantes, nos fortalecem e nos tornam mais ricos, pois somos a mistura de várias culturas. São elas que deveriam nos juntar.

Por isso, é desanimador saber que há pessoas que cultivam preconceitos vários e incentivam a discriminação por motivos frágeis, tornando mais triste o mundo em que vivemos. Em nome de uma "raça superior", Hitler cometeu um crime abominável contra a humanidade (não apenas contra os judeus).

Por isso, é desalentador saber que o número de agressões e crimes de morte contra homossexuais vem aumentando no mundo, especialmente, no Brasil. A rádio CBN, em 17 de novembro de 2010, informou que apenas no Rio de Janeiro, nos últimos 30 dias, foram recebidas 60 denúncias desse tipo.

Por isso, é estarrecedor saber que a Universidade Presbiteriana Mackenzie declarou-se contra a Lei da Homofobia, contrariando a principal Lei de Deus, que é o Amor: "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei" (João 15:12).

> Declaração na íntegra  [clique aqui]

O texto foi publicado no site da Mackenzie no dia 16 de novembro de 2010 e retirado logo depois, diante da polêmica que causou no Twitter.

3 comentários:

  1. Meninas

    Parabéns pelo belo trabalho. Vocês mostraram, com muita competência, que a homofobia (e qualquer outra forma de preconceito/discriminação) é apenas falta absoluta de amor.

    Parabéns, também, ao Prof. Cláudio, pela iniciativa, tão importante.

    Beijos da Silvana

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para todas do grupo (além dos professores e outros colegas de sala de aula) que estão refletindo uma questão muito importante na sociedade contemporânea e democrática brasileira.

    Um abração do José Aloise Bahia, BH, MG...

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Achei esse blog muito interessante e bem estruturado! Só tá faltando uma coisa... citar a legislação brasileira! A Constituição Brasileira, nossa lei maior, também repudia atitudes de discriminação como estas e busca a integração dos indíviduos independente das opções que façam, hein! Seria interessante citar para que o pessoal fique por dentro! Estão de parabéns!
    Aline

    ResponderExcluir